Campanha de Apoio à Agricultura Familiar (2012)

Campanha sensibiliza cerca de 2.000 crianças e adolescentes em torno da segurança alimentar e nutricional

Sensibilizar crianças e adolescentes de comunidades rurais, filhos de agricultores e agricultoras familiares para a educação alimentar. Essa é a proposta da Campanha de Apoio à Agricultura Familiar, que surge em 2005, a partir de uma parceria com Actionaid, no Brasil, por meio da Campanha de Vínculos Solidários.

Iniciada com a participação de poucas crianças e adolescentes, a campanha foi ampliada e acontece em diversas comunidades dos municípios de Remanso e Campo Alegre de Lourdes, no Território Sertão do São Francisco. Hoje já são cerca de 2.000 garotos e garotas debatendo segurança alimentar, conservação do meio ambiente, valorização dos recursos naturais locais, saúde entre outras temáticas importantes para o desenvolvimento rural e qualidade de vida no campo.

Em 2011, a Campanha foi realizada com temas voltados para os cuidados com o Meio Ambiente e a utilização das ervas medicinais extraídas da própria natureza e do cultivo dos canteiros produzidos pelas famílias. As comunidades foram incentivadas através de peça de teatro de rua e de bonecos, palestras e musicas com expressão corporal, a fazerem uso de chás, xaropes, tinturas, extratos de ervas medicinais e ajudarem na campanha de preservação do meio ambiente para contribuir na melhoria da qualidade de vida dos seres em geral, principalmente das crianças que são as mais afetadas.

As reflexões possibilitaram reflexões sobre o desmatamento, as queimadas, a caça e pesca predatória, a poluição em seus diversos níveis, a extração irregular da madeira, os resíduos com uma destinação final inadequada (lixões sem aterro sanitário), as atividades das mineradoras e carvoarias na região, dentre outros problemas, estão destruindo as riquezas naturais existentes na natureza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: