Gênero de Geração de Renda é a experiência da Rede de Mulheres de Casa Nova – BA (2011)

Gênero de Geração de Renda é a experiência da Rede de Mulheres de Casa Nova – BA

Em Casa Nova, município onde a agricultura irrigada é foco da economia, existe a Rede de Mulheres, que trabalha gênero e geração de renda a partir da economia solidária, desde 2001, quando surge a partir do trabalho desenvolvido pela Pastoral da Mulher da Diocese de Juazeiro. Casa Nova fica a 70 Km de Juazeiro, cidade pólo do Território Sertão do São Francisco.

De acordo com Diva Carvalho e Beatriz Araújo, integrantes da coordenação da Rede, o grupo busca melhorar a autoestima das mulheres, promover discussões sobre assuntos do seu cotidiano, além de despertá-las para a produção e geração de renda. Beatriz orienta o grupo de produção de alimentos, trazendo os ensinamentos dos seus antepassados nas receitas alimentares.

Hoje a Rede tem 25 participantes de três regiões do município de Casa Nova – Sede, São Luiz e Santana do Sobrado. O grupo vivencia experiências de artesanato, produção de doces, pesca , agricultura. A Rede conta ainda com professoras e garis em sua formação.

O grupo atua com o beneficiamento, principalmente, da mandioca, produzindo biscoitos e bolos, doces e salgados, tudo feito da tapioca. A produção é feita no quintal da Betriz. As vendas são realizadas às sexta e sábados, na feira que fica no centro da cidade, e aos domingos, em Santana do Sobrado. Semanalmente abastecem mercearias e mercados. Apesar da falta de infraestrutura, a renda mensal líquida é de R$ 600 e cada participante recebe por produção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: